Imprensa e Eleição


O PAPEL DO JORNAL ESTADO DE MINAS NA CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO POLÍTICO DA ELEIÇÃO AO GOVERNO DE MINAS GERAIS DE 2010
João Eurico Heyden Junior (Bolsista de Iniciação Científica) Luiz Ademir de Oliveira (Orientador)

Introdução: O artigo analisa a cobertura midiática realizada pelo jornal Estado de Minas das eleições ao governo de Minas Gerais em 2010. O trabalho concentrou-se nos dois principais candidatos, Antonio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB), além de seus vices e seus principais padrinhos políticos. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise todas as edições do jornal do período que vai de 1º de julho (data da homologação das candidaturas) até 4 de outubro, quando foi noticiado o resultado da votação. A partir de pesquisa bibliográfica concentrada na relação mídia e política, objetividade jornalística e jornalismo político, procurou-se identificar qual o tratamento dado pelo Estado de Minas aos atores políticos da eleição e se a cobertura foi ou não tendenciosa.

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A cobertura da revista Veja sobre a disputa presidencial de 2010
Luiz Ademir de Oliveira
Wanderson Antônio do Nascimento

Resumo: O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política e a respeito do papel da imprensa na construção social da realidade, ao tomar como objeto de análise a cobertura da revista Veja sobre a disputa presidencial de 2010. O trabalho parte de uma perspectiva construtivista e investiga como a mídia ocupa hoje um espaço de centralidade para os campos sociais. Discute-se a relação tensa entre a esfera midiática e o campo da política. Nesse sentido, o jornalismo exerce um papel fundamental por ser uma instância que interfere nas disputas eleitorais, colocando-se como ator político. Isso fica explícito nas análises preliminares sobre a revista Veja, que, das 16 edições coletadas para o estudo, dedicou nove capas para a disputa presidencial no período de julho a outubro de 2010.

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A COBERTURA DA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010 NOS BLOGS DE JOSIAS DE SOUZA E LUIS NASSIF Wanderson A. do Nascimento (Bolsista de Iniciação Científica) Luiz Ademir de Oliveira (Orientador)

Introdução: O artigo analisa a cobertura da campanha dos três principais candidatos à Presidência da República - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), realizada pelos jornalistas Josias de Souza e Luis Nassif em seus respectivos blogs durante o período de 17 a 31 de agosto de 2010. A partir dos eixos teóricos relacionados à interface mídia e política, ao jornalismo político e à cibercultura e blogosfera, investiga-se como os blogs realizaram a cobertura da campanha política dos três candidatos supracitados e a postura política adotada pelos blogueiros. Analisa-se, também, o tratamento dado aos candidatos e ainda a estrutura e o conteúdo dos blogs, a fim de identificar os gêneros textuais mais presentes, as mídias mais referenciadas e a forma como eles possibilitam a interatividade com os leitores.